Um erro comum que vejo dos investidores é escolher ativos para diversificação do Portfólio com base em seu nome e não nos seus dados, e vamos mostrar como isso pode ser prejudicial hoje.
A Década de 1980 e a Liderança do Fed: O Equilíbrio entre Inflação e Emprego e seu Papel na Economia Atual
#Update de Mercado
Na década de 1980, o Federal Reserve enfrentou um desafio único, pois as taxas de inflação e desemprego estavam ambas altas ao mesmo tempo, fenômeno conhecido como "estagflação".
O Fed, liderado por Paul Volcker, tomou uma abordagem audaciosa para resolver este problema, aumentando as taxas de juros para níveis históricos para controlar a inflação.
Esta política foi bem-sucedida em reduzir a inflação, mas também causou uma recessão e um aumento no desemprego.
Apesar da dor de curto prazo, este movimento é amplamente creditado por preparar o palco para o longo boom econômico da década de 1980 e 1990.
Este período é um exemplo do poder do Federal Reserve em influenciar a economia e destaca a escolha que os formuladores de políticas às vezes enfrentam entre combater a inflação e apoiar o crescimento de empregos.
Estamos vivendo um momento semelhante agora?
Agora o papel de Volcker, é de Powell, que tem avisado os investidores de que as taxas de juros provavelmente precisarão permanecer mais elevadas por mais tempo.
Apesar de seus avisos, os mercados não vem se importando e subindo.
O Fed está preocupado com um mercado de trabalho excepcionalmente forte, o que foi destacado pelo relatório de dados de emprego que mostrou a menor taxa de desemprego desde 1969.
O Fed também está de olho que isso possa reacender a inflação.
Estamos de olho de perto nos dados de emprego e crescimento salarial. Estes dados serão cruciais para determinar se as ações do Fed de manter as taxas de juros mais elevadas por mais tempo serão bem-sucedidas em controlar a inflação.
Qual o Melhor Ativo Contra a Inflação?
#Análise de Ciclo
A ETF CPI, tem o nome do índice de inflação americana, e sua descrição diz que é um Ativo que “acompanha o índice que fornece uma proteção contra as taxas de inflação. O índice aloca em vários ativos em cada rebalanceamento mensal.”
Mas será que ele cumpre o que fala?
Veja os gráficos abaixo:
Enquanto o índice de inflação (not seasonally adjusted) cresceu 13.9% em 2 (jan/21 a fev/23) anos, a ETF CPI se desvalorizou -7.16%. Ou seja, não cumpriu o seu papel de “proteção contra as taxas de inflação”.
Enquanto outros Ativos, como por exemplo a ETF UUP, que segue o índice Dólar, que na teoria, seria prejudicado pela inflação, dentro da nossa metodologia de análise de ciclo de preços de mercado, proporcionou 14.14%. Posição encerrada no Portfólio Alfa Wall Street Hedge em Nov/22.
Outra alternativa foram as ETFs Inversas aos Bonds, que se beneficiam da alta de taxa de juros, como por exemplo a ETF PST.
Sempre serão esses os melhores Ativos para se proteger na Inflação no futuro? Ninguém sabe!
O que é certo é que ter um Portfólio Dinâmico que se adapte aos Ciclos de Mercado é a solução.
Para ter acesso total ao Portfólio Alfa Wall Street Hedge, clique no botão abaixo.