🟠Por que a Desdolarização da economia está longe?
8 Motivos pelos quais o Dólar é e ainda será por muito tempo a moeda mais poderosa do mundo
Sempre falamos aqui que a imprensa quer cliques e não ajudar ninguém, e ontem fomos inundados de notícias dizendo que o Dólar estava acabado sobre desdolarização, hoje vamos focar nesse tema e mostrar 8 motivos pelos quais você não deve se preocupar com isso pelo menos pelas próximas 2 décadas.
A maioria das notícias que você lê por aí é genérica, escrita por alguém que nunca investiu ou gerenciou dinheiro (ou simplesmente é ruim). E seu objetivo é apenas ganhar cliques e não ajudar de fato os investidores.
Eu passo meus dias lendo conteúdos aprofundados sobre investimentos, e compartilho aqui com você, entregando os melhores e mais interessantes temas que vejo e como estou lidando com isso no meu Portfólio.
🌐#macroinsights [free]
Apesar das especulações de que o dólar americano deixará de ser a moeda global de troca em breve, a realidade é que esse processo leva décadas. Cerca de 60% das reservas cambiais globais são em dólares, o que é significativo.
Embora o dólar tenha gradualmente perdido participação na composição de reservas cambiais globais ao longo do tempo, a queda foi de apenas 12% em 22 anos, o que não é dramático.
Os países ainda podem e negociam fora do dólar americano. Em 2019, o dólar foi a moeda mais usada para emitir dívida estrangeira, e continua sendo, por isso o Fed trabalha com outros bancos centrais para estabilizar as taxas de câmbio.
Durante a invasão da Ucrânia pela Rússia, houve uma corrida para o dólar, considerado a moeda refúgio. Comprando dólares, é possível comprar títulos do governo dos EUA, que também são considerados um refúgio.
Os ativos americanos são populares em todo o mundo e estrangeiros detêm uma parte substancial desses ativos, o que cria demanda para o dólar americano e um processo de desinvestimento muito mais longo se for substituído por outra moeda ou mecanismo de liquidação.
Embora o apetite estrangeiro pela dívida soberana dos EUA tenha diminuído, não chegou a um ponto que gere preocupação no curto ou médio prazo. Com as taxas tendo subido significativamente, é possível que o apetite volte a crescer.
A maioria das exportações globais é faturada em dólares americanos fora da Europa, e esses relacionamentos comerciais, alguns dos quais são entre países (e não os EUA) em dólares americanos, não devem acabar abruptamente.
O dólar americano continua sendo a moeda internacional mais utilizada, com o Euro em segundo lugar e o renminbi chinês muito atrás, de acordo com o uso global de moedas.
Em conclusão, o papel do dólar como moeda de reserva global não mudará em breve. E muitas das notícias que você leu foram tiradas de contexto.
Não há motivo para pânico. E ainda mais… independente de onde você more, você deve computar seu Patrimônio em Dólar.
Fiz um vídeo exclusivo para meus mentorados sobre os motivos de computar seu Patrimônio em Dólar, agora disponibilizo aqui para nossos Assinantes Premium.
Assine o Wall Streer Insider Report Premium e veja o vídeo 👇