Os Insights da Carta de Warren Buffet
Eu li a carta de Warren Buffet aos acionistas e aqui estão os 6 principais pontos e análise das Ações da Berkshire
Gerencio um Portfólio +US$ 1 MM em NY e +28% CAGR em 10 anos e escrevo sobre isso diariamente.
Junte-se a Hedge Funds, Family Offices, Advisors e Investidores Superiores que estão implacavelmente buscando superar o Mercado de Ações Americano. Assine👇
Eu li a carta de Warren Buffet aos acionistas e no Report de hoje estão os 6 principais pontos que identifiquei.
#Update de Mercado
Carta de Warren Buffett de 2023 aos acionistas da Berkshire Hathaway forneceu valiosas informações sobre o sucesso da empresa e sua estratégia de investimentos.
Aqui estão algumas os 6 principais pontos:
1. O Poder de Boas Decisões
Buffett atribui o sucesso extraordinário da Berkshire Hathaway a "uma dúzia de decisões realmente boas" tomadas ao longo dos seus 58 anos à frente da empresa. Essas decisões foram tomadas em média a cada cinco anos e foram críticas para impulsionar a empresa para a frente. Sem essas decisões, Buffett reconhece que sua empresa teria tido uma performance média.
1.1. Investimento na Coca-Cola
Uma das decisões significativas tomadas pela Berkshire Hathaway foi a compra de 400 milhões de ações da Coca-Cola por US $ 1,3 bilhão. Em 2022, a Berkshire recebeu US $ 704 milhões em dividendos da Coca-Cola.
VISÃO WALL STREET INSIDER: Esse conselho serve para o investidor ansioso, que pensa que quanto mais ativo no mercado melhor será seus resultados, saber analisar o momento certo e saber esperar é fundamental.
Muitos só irão ler os Dividendos recebidos do texto acima, e vão ignorar a parte da quantidade de Ações para gerar esses dividendos. Entenda sua fase de investidor para decidir se seu foco é valorização ou dividendos (recomendo que para focar em dividendos, vc já tenha pelo menos 1 milhão de dólares em investimentos).
2. A Importância do Caixa
Buffett acredita que o dinheiro é rei e a Berkshire Hathaway sempre planeja ter grandes quantidades de dinheiro e títulos do Tesouro dos EUA. O dinheiro fornece um buffer durante tempos difíceis, permitindo que a empresa enfrente as tempestades. Além disso, permite que a empresa seja compradora de bons Ativos sempre que surgirem oportunidades.
VISÃO WALL STREET INSIDER: Esse é um conselho de ouro também para muitos investidores que acreditam que precisam estar 100% alocados em Ativos, o caixa é fundamental como reserva de oportunidade, reserva de valor em dólar (para investidores brasileiros) e para reduzir a volatilidade do seu Portfólio.
3. O Valor do Float
O float é fundamental para os negócios da Berkshire Hathaway. É o dinheiro que a empresa recebe como prêmios de seguro e pode ganhar juros com esse dinheiro até ter que pagar reivindicações de seguro. Em 2022, o float da empresa aumentou de US $ 147 bilhões para US $ 164 bilhões.
VISÃO WALL STREET INSIDER: Destaco essa parte para aqueles que acham que a estratégia de Warren Buffet é apenas comprar e segurar boas Ações. Não, tem muito mais que isso por trás e o float é só um exemplo.
4. Evite Previsões
Buffett não se preocupa com previsões de atividade econômica. Ele acredita que prever o mercado é uma tarefa tola. Em vez disso, seu trabalho é gerenciar as operações e finanças da Berkshire de uma maneira que alcance um resultado aceitável ao longo do tempo e preserve a empresa quando ocorrerem pânicos financeiros ou recessões mundiais severas.
VISÃO WALL STREET INSIDER: Quem acompanha nosso conteúdo sabe que essa é uma visão bastante alinhada com nossos Axiomas. Um dos principais erros dos investidores é querer prever o que vai acontecer, ignorando o que está acontecendo no momento.
5. Contribuições Fiscais da Berkshire Hathaway
A Berkshire Hathaway pagou cerca de 0,1% de todo o imposto de renda que o Departamento do Tesouro dos EUA arrecadou em 2021. Isso demonstra a escala e o sucesso da empresa, pois ela paga 1/1.000 de todo o imposto de renda federal.
VISÃO WALL STREET INSIDER: Muitas vezes o investidor foca onde não deve e coloca sua energia nesse ponto. Quantas vezes não me deparo no dia a dia com investidores mais preocupados com impostos do que com estratégias que vão fazer seu patrimônio crescer de fato.
6: Sabedoria de Charlie Munger
Charlie Munger, parceiro de Buffett, oferece algumas ideias valiosas sobre investimentos. Ele sugere que focar na agitação do mercado não é produtivo. Em vez disso, eles procuram bons investimentos de longo prazo e os mantêm teimosamente por um longo tempo. Além disso, ele observa que os apostadores não se sairão tão bem quanto o investidor paciente.
VISÃO WALL STREET INSIDER: Aqui devemos ter atenção, não confunda paciência com complacência, ele não fala em ser passivo, mas sim paciente dentro da sua estratégia. Destaco também nesse ponto que uma coisa é a Berkshire com todo o seu capital esperar um ativo voltar a subir, outra coisa é o investidor pessoa física que não tem todo o capital do mundo e muito menos todo tempo do mundo para isso, adapte a estratégia a sua realidade.
Em geral, a carta de Buffett oferece lições úteis para investidores que buscam alcançar o sucesso no longo prazo.
#Análise de Ciclo de Preços
Não poderíamos deixar hoje de analisar como estão as Ações da Berkshire ($BRK.B - FASE 2)
O Ativo está em FASE 2 desde Novembro/22, no entanto ainda não confirmou sua tendência de Alta e investir nesse agora não é o melhor ponto de Retorno/Risco.
Os assinantes Premium tem acesso:
Análise aprofundada de mercado mensal e Ciclo de Preços de Mercado de Renda Fixa, Dólar, Ouro, Ações, REITS e Bitcoin.
Acesso completo a todos os dados do nosso Portfólio de ETFs de Longo Prazo, o Alfa Wall Street Hedge para copiar e colar, incluindo nossas posições atuais e tamanho dessas posições.
Atualizações semanais de Portfólio.
E-mails de Alerta em caso de alteração de posições do nosso Portfólio.
1 Encontro Mensal para resolução de dúvidas.