Se você quer ser um investidor de sucesso, esqueça tudo sobre critérios objetivos. Faça tudo baseado nas suas intuições e confie cegamente em tudo o que um analista de terno diz. E se alguém te questionar sobre suas escolhas, simplesmente diga que você está seguindo seus vieses emocionais - afinal, é isso que realmente importa.
Isso é Anti-investimento.
Lendo o texto acima, seu lado racional vai te dizer que é um absurdo (e é). Mas já perdi as contas de quantas vezes eu já vi investidores fazendo exatamente isso sem perceber.
É sobre isso que vamos falar hoje.
Você é um investidor sistemático ou discricionário?
Se não tivermos critérios objetivos para comprar ou vender um Ativo, são grandes as chances de sermos dominados por nossas emoções no Mercado Financeiro.
Quando vemos um analista de terno falando positivamente sobre uma Ação da nossa carteira, é glamoroso, repetimos essa análise para nossos amigos. Mas isso é perigoso, podemos tapar os olhos e não enxergar de fato o que está acontecendo no Mercado e ficaremos reticentes de encerrar a posição caso a tendência mude.
Quantas e quantas vezes algum seguidor não me perguntou sobre um Ativo nas Redes Sociais e se, de acordo com os meus critérios, eu identificasse que esse Ativo não era uma boa oportunidade, a pessoa deixou de me seguir… e certamente saiu perguntando a vários outras pessoas, até encontrar alguém que dissesse o que queria ouvir. Nesse caso a pessoa não quer orientação, mas sim estar certo, e isso não é o que vai trazer resultados. Isso é “Anti-investir”.
Seguir os Ciclos de Preço de forma sistemática nos ajuda a evitar vieses emocionais.
Um otimista pode segurar uma posição ruim por muito tempo, enquanto um pessimista pode sair de uma posição boa muito cedo ou nem sequer montar a sua posição.
Investidores que passaram por um mercado de queda e viram seu portfólio derreter por anos tendem a ter medo. Eles fazem tudo o que podem para evitar que aconteça isso novamente (inclusive ficar de fora do Mercado).
Eles buscam razões para isso, xingam Wall Street. Mas na verdade não enxergam que o problema foi sua falta de gestão de risco, e não o Mercado.
Eu aprendi muito sobre a condição humana estudando a Crise de 2008. Quando os preços das Ações encontraram começaram a subir novamente no meio de 2009, muitas pessoas não aproveitaram esse movimento devido às perdas recentes.
Observe o gráfico abaixo:
Quantas oportunidades se seguiram no mercado de alta pós 2008 conforme nosso algoritmo de análise de Ciclo de Preços. Quantas pessoas não esperaram por anos antes de voltar para o Mercado e deixaram esse lucro para nós, investidores sistemáticos.
O grande erro do investidor é entrar em sair das posições ou cedo demais ou tarde demais. Essa é a grande vantagem da análise objetiva do Ciclo de Preços, ela te diz o momento exato de compra/venda para trazer o maior potencial de lucro com o menor risco, baseando-se em dados, é processual, e não emocional.
Mesmo quando as emoções estão elevadas, você sabe o que fazer - comprar, não comprar, manter ou vender.
VISÃO WALL STREET INSIDER: Não Anti-invista. As regras devem pilotar seu Portfólio, não suas emoções, isso não é tão glamuroso mas esse é jogo para você ganhar dinheiro no Mercado.
Dentro dos nossos programas você tem acesso não apenas à insights profundos usando a análise de Ciclo de Preços para navegar pelo Mercado Americano, mas também nosso Portfólio de ETF de longo prazo, estratégias de investimento, cursos, acompanhamento personalizado e muito mais.
Saiba qual dos nosso planos se adequa melhor aos seus objetivos no momento.