#marketupdate
O desejo do Fed de gerar desemprego para controlar a inflação vem surtindo efeito:
A General Motors GM 0.00%↑ cortou centenas de posições de contrato em seu centro de engenharia em Detroit.
A IBM IBM 0.00%↑ anunciou que irá pausar a contratação para empregos que podem ser feitos por IA, podendo resultar em 7.800 empregos eliminados.
O Morgan Stanley MS 0.00%↑ planeja cortar cerca de 3.000 empregos até o final do trimestre, seguindo uma redução de ~1.600 funcionários em dezembro devido a quedas nos negócios de subscritores e acordos.
Empresas americanas estão mudando o foco de crescimento para eficiência devido à queda de margens, e dados mostram uma queda de 80% nas menções de custos trabalhistas e um aumento subsequente em "cortes de empregos".
Sobre a Medida Provisória 1.171/23 do Brasil sobre tributação no exterior, essas foram as minhas primeiras considerações:
#macroinsights
O FDIC recomendou aumentar o seguro de depósito para contas empresariais, a fim de reduzir o risco de corridas bancárias. A mudança envolveria aumentar o limite de cobertura (US$ 250 mil), mas apenas para contas empresariais, enquanto a cobertura para indivíduos permaneceria a mesma.
Em abril, a atividade da indústria nos EUA contraiu pelo sexto mês consecutivo, chegando a 47,1 pontos.
Os dados sugerem que a atividade encolheu, embora em um ritmo mais lento do que nos últimos meses.
O índice de custo de emprego (ECI) subiu 1,2% no primeiro trimestre, acima das expectativas, enquanto os custos de compensação aumentaram 4,8% em relação ao ano anterior. Para o setor privado, os salários subiram 1,2%, o que é o maior ganho desde o segundo trimestre de 2022.