Como investir no período mais desafiador de história
Porque Paul Tudor Jones acredita que estratégias de seguir tendências de preços vão se sair muito bem nos próximos 5-10 anos
Por que Paul Tudor Jones acredita que estratégias de seguir tendências de preços vão se sair muito bem nos próximos 5-10 anos?
Em entrevista a CNBC ele afirmou:
“Se houvesse uma estratégia q eu gostaria de empregar agora, se alguém colocasse uma arma na minha cabeça, eu diria estratégias simples de seguir tendências. Eles não são muito populares hoje. Eles provavelmente vão se sair muito bem nos próximos 5-10 anos.”
Vamos aprofundar e entender porque ele acredita nisso:
Uma das mais importantes variáveis macroeconômicas
Vamos começar explicando um termo muito usado, mas poucos entendem o que realmente é (agora você, um Wall Street Insider vai poder explicar para seus amigos no almoço): Liquidez
Liquidez significa Reservas Bancárias (ou dinheiro para os bancos). Ela é facilmente observada analisando o gráfico de Liabilities do balanço do Fed (Federal Reserve).
Os bancos usam as reservas para negociarem entre si e com o o próprio Fed (liquidar transações, comprar Bonds uns dos outros e, principalmente, alimentar o maior mecanismo de financiamento do mundo - o mercado de repos.
O mercado de repos é um mercado financeiro onde os participantes emprestam dinheiro usando títulos como garantia.
O termo "repo" é uma abreviação de "repurchase agreement", ou acordo de recompra.
Os participantes no mercado de repos geralmente são bancos, fundos de investimento, empresas de seguros, bancos centrais e outros grandes participantes do mercado financeiro. Eles usam esses acordos para obter empréstimos a curto prazo, com um período de vencimento geralmente de um dia a um ano. O mercado de repos é importante pois é um mecanismo de financiamento importante para os bancos e outros participantes do mercado financeiro e também é um importante indicador da saúde financeira do mercado.
Um regime de reservas abundantes ajuda os bancos a fornecer liquidez aos mercados financeiros. Nesse regime, os bancos facilitam o funcionamento suave do mercado de repos e têm apetite para absorver títulos de alta qualidade. Enquanto o mercado de repos funciona bem e os bancos compram títulos de alta qualidade, os investidores tendem a correr mais riscos.
Por outro lado, ao reduzir a liquidez, com o tempo, a propensão ao risco dos investidores pode diminuir.
Muitos fazem uma análise simplista (diria até astrológica) desenhando o gráfico de liquidez junto ao do S&P500… mas você é um Wall Street Insider, você não acredita nessas besteiras.
Simplesmente não faz sentido isso porque as Ações não são ativos regulamentados (HQLA). Os bancos não usam reservas para comprar Ações.
HQLA é a abreviatura para High Quality Liquid Assets. Esses ativos são considerados como tendo alta liquidez e estabilidade de mercado, ou seja, são fáceis de serem vendidos e convertidos em dinheiro, com preços voláteis. Esses ativos são considerados como seguros e de baixo risco, e são usados como garantia em operações de empréstimo e como reservas para bancos e outras instituições financeiras. Geralmente incluem ativos como títulos do Tesouro dos EUA, títulos de agências governamentais, títulos de alto rendimento de crédito e outros ativos similares.
A quantidade e a taxa de mudança das reservas bancárias importam para os mercados de repos e consequentemente a propensão ao risco.
O termo que você precisa conhecer é Quantitative Tightening (QT)
Quantitative Tightening (QT) é a política monetária oposta ao Quantitative Easing (QE). Enquanto o QE visa expandir a oferta de dinheiro no mercado, a política do QT tem como objetivo reduzir a oferta de dinheiro no mercado.
Isso geralmente é feito através da redução das compras de títulos pelos bancos centrais e da redução das reservas bancárias.
A intenção do QT é aumentar as taxas de juros e reduzir a inflação, ajudando a estabilizar a economia.
Em sua forma mais simples, o QT encolhe o balanço da Fed do lado do ativo (títulos não reinvestidos) e do lado do passivo - aqui, o padrão é que as reservas bancárias são destruídas.
À medida que o governo continua emitindo títulos ao longo do tempo, cabe ao setor privado absorver a emissão de títulos. As reservas são reduzidas e os investidores privados têm menos espaço para alocar em ativos mais arriscados.
O Fed está executando o QT em um ritmo anual de mais de US$ 1 trilhão. Então, isso significa que as reservas vão encolher linearmente em US$ 95 bilhões por mês.
VISÃO WALL STREET INSIDER: Com menos liquidez, a expectativa é de mais volatilidade (positiva e negativa).
A volatilidade positiva é nossa amiga, a volatilidade negativa não nos importa porque sabemos ler o Ciclo de Preços e encerrar as posições no momento certo protegendo no nosso capital.
Dentro dos nossos programas você tem acesso a insights profundos usando uma metodologia única de nevegar pelo Mercado Americano, mas também nosso Portfólio de ETF de longo prazo, estratégias de investimento, cursos, acompanhamento personalizado e muito mais estão disponíveis na plataforma Wall Street Insider.
Converse com nossa equipe e verifique qual nível de assinatura é mais adequado para você clicando no botão abaixo: