É assim que os grandes investidores fazem: não têm ego e seguem o fluxo do mercado, como ensinou Steven Dronbny em seu livro "Inside the House of Money".
"Que lições de negociação eu levei do tempo que trabalhei com Paul Tudor Jones?
Uma das chaves que aprendi com ele foi que uma boa defesa é prioridade. Isso é um ponto que ele se especializou. Outra lição chave de Paul é que ele é intelectualmente flexível. Não importa o quão forte você acredite em algo, e quão coerente é, você precisa (1) aceitar que você pode estar errado e (2) estar apto a encerrar sua posição mesmo que você possa não estar errado no médio prazo."
Em maio último, Paul Tudor Jones, em uma entrevista à CNBC, disse:
“Se houvesse uma estratégia que eu gostaria de empregar agora, se alguém colocasse uma arma na minha cabeça, eu diria estratégias simples de seguir tendências. Elas não são muito populares hoje. Eles provavelmente vão se sair muito bem nos próximos 5-10 anos.”
Seguir Tendência de Preços, é, em essência, um estilo de negociação que busca ganhos através da análise do movimento dos preços de um Ativo, seja uma tendência de alta de preços, ou de queda de preços.
Mas seguir tendências de preços realmente funciona? Sim funciona, e nessa edição apresentarei um extenso estudo da aplicação dessa estratégia de investimentos.
E se funciona, porque tão poucas pessoas utilizam? Aqui vão algumas conclusões que eu cheguei, utilizando essa estratégia nos últimos 7 anos:
1. Uma estratégia que tem dentro dos seus fundamentos o Axioma de que você não deve investir com base em Notícias tende a não ser tão popular nos veículos de mídia por motivos óbvios.
2. Porque é uma estratégia "sem histórias" por trás. É natural do ser humano querer ouvir histórias das coisas, porque subiu, porque caiu, o que vai acontecer, o que não vai acontecer. Para nós, seguidores de tendência, não nos preocupamos com as histórias. E sim reagimos ao que está acontecendo, não importa o porquê e muito menos o que vai acontecer no futuro.
3. Como nos ensina Warren Buffett “Parece existir uma característica humana perversa que gosta de transformar coisas fáceis em coisas difíceis". E eu inclusive já ouvi isso nas redes sociais, um seguidor disse "sua estratégia é simples demais, é voltada para iniciantes". E esse não foi um fato isolado, Dr. Van Tharp contava que em um treinamento de 2 dias sobre esse tipo de mentalidade, um dos alunos no final ainda o perguntou "o que você acha do ouro?", e ele respondeu "é bonito, minha esposa gosta". Talvez não tenha sido a resposta mais popular, mas a lição é: quanto mais você ignorar os ruídos do mercado (e isso inclui suas próprias opiniões), mais fria e calculista é a sua análise do ciclo de tendência de preços e consequentemente mais assertiva.
E chegamos ao fim de Setembro 6.2% melhores estratégias de investimento da Plataforma Americana Collective 2. Com 16.1% acumulado no ano, contra -25.23% do índice S&P500. Mostrando que Paul Tudor Jones estava certo na sua afirmação, seguir tendência de preços funciona, comprovadamente, como sabem os Mentorados Wall Street Insiders, que estão comigo na nossa Sala diariamente desde 2018, e como vou mostrar através de um estudo detalhado nessa edição do Wall Street Insider Report, mas por que muitos tentam aplicar e não tem resultados? Porque existe a variável disciplina do investidor entre a estratégia e a conta bancária.
Em 2 dias de leitura do meu Livro Digital Guia Portfólio Alfa Wall Street você aprende a estratégia, é simples, por isso meu principal papel junto aos mentorados é garantir que consigam ter a disciplina para não deixar a bola cair e consigam replicar meus resultados em suas contas.
E esse movimento apenas começou, então se você está lendo esse texto, já está a frente da maior parte dos investidores sendo um Wall Street Insider.