📊5 Principais pontos do último memorando de Howard Marks (comentado)
E 5 Estudos de Caso comparando nosso Sistema de Ciclo de Mercado e as previsões de Howard Marks
#keypoints
Conteúdo Educacional Diário [Free]:
5 Conclusões a partir do último Memorando de Howard Marks
Temas-chave e Perspicácias
Estudo de Caso [Free]:
Análise de 5 Previsões de Mercado
Janeiro 2000
Final de 2004 a meados de 2007
Final de 2008
Março 2012
Março 2020
Conclusão
5 Principais pontos do último memorando de Howard Marks
Na última segunda-feira, Howard Marks publicou um Memorando explicando as razões pelas quais ele acredita serem importantes fazer previsões de mercado. Marks discute cinco previsões de mercado chave que ele fez durante este período, explicando o raciocínio por trás de cada previsão e como elas se mostraram corretas.
Aqui estão as cinco principais conclusões deste Memorando e nossos comentários aplicados à nossa abordagem da estratégia de investimento do Ciclo de Mercado.
Temas-chave e Perspicácias
O autor enfatiza a importância de entender os ciclos de mercado e o papel da causalidade nesses ciclos.
Nosso comentário: Todos os dias enfatizamos esse conceito em nossa análise de mercado.
Ele destaca os perigos do comportamento irracional dos investidores e a tendência de ignorar as lições dos ciclos passados.
Nosso comentário: A maioria dos autores trata o mercado como se fosse eficiente e os investidores racionais, por isso a maioria das previsões falha.
O autor também enfatiza o valor do pensamento contrário e do "pensamento de segundo nível" para fazer previsões de mercado bem-sucedidas.
Nosso comentário: Muitos investidores insistem em ir contra o ciclo (ou a tendência), pensando que isso lhes dará vantagem, quando na realidade é o contrário. O pensamento contrário faz você parecer inteligente, mas não traz dinheiro.
O artigo sugere que sentimentos excessivamente negativos muitas vezes precedem grandes ganhos no mercado.
Nosso comentário: Eu concordo, a maioria das minhas melhores posições ocorreram quando a lógica indicava que aconteceria o oposto do que o mercado estava entregando.
Observe que isso difere do pensamento contrário do tópico anterior, pois não estávamos apostando contra o mercado, mas seguindo exatamente o que o mercado estava fazendo.
O pensamento contrário, nesse caso, seria ir contra o que o mercado estava fazendo.
O autor enfatiza que, embora suas previsões de mercado tenham se mostrado corretas, elas foram feitas com grande apreensão, indicando a incerteza inerente e o risco de prever tendências de mercado.
Nosso comentário: Uma diferença em relação à nossa abordagem a partir desse ponto é que não tentamos prever a tendência, entramos quando ela já está confirmada. Dessa forma, obtemos uma melhor relação Risco/Retorno.
Isso não significa que estamos corretos o tempo todo (na verdade, estamos corretos 60% das vezes), mas optamos por negociar um pouco da tendência inicial (e seu consequente retorno) para aumentar nossas chances de sucesso.
📈Estudo de Caso: Análise de 5 Previsões de Mercado
Janeiro 2000: O autor previu o estouro da bolha tecnológica, de mídia e de telecomunicações (TMT). Ele baseou isso em padrões históricos de bolhas financeiras e no comportamento irracional dos investidores durante o boom do TMT. O subsequente colapso do mercado validou sua previsão.
Nosso sistema é projetado não com base em padrões para previsões, mas sim para reagir ao mercado. Dessa forma, aguardamos a confirmação do início e do fim de uma tendência.
Nosso algoritmo acionou a saída em junho de 2000, com uma diferença de -6% em relação à chamada de Marks (em janeiro de 2000).
Final de 2004 a meados de 2007: O autor alertou para uma iminente crise financeira devido à política monetária acomodatícia do Federal Reserve e à crescente tolerância ao risco dos investidores. Sua previsão foi confirmada pela Crise Financeira Global de 2008.
Final de 2008: Durante a Crise Financeira Global, o autor decidiu investir de forma agressiva, assumindo que o mundo financeiro continuaria a existir. Essa decisão foi bem-sucedida, pois o mercado eventualmente se recuperou.
Como mencionado acima, nosso algoritmo acionou a saída, preservando os lucros da crise financeira de 2008 em janeiro de 2008, com um resultado de +11,74% neste ciclo.
Em junho de 2009, nosso sistema acionou uma entrada quando foi identificado um novo ciclo positivo. Esse ciclo durou até junho de 2010.
Março 2012: O autor estabeleceu paralelos entre o sentimento pessimista do investidor na época e as condições de mercado de 1979, prevendo um grande ganho no S&P 500. Essa previsão também foi validada, já que o S&P 500 apresentou um retorno anual de 16,5% de 2012 a 2021.
Nessa época, já estávamos montando nossas posições em ETFs alavancados, ampliando nossos resultados e gerenciando o risco por meio do dimensionamento das posições e dos stops móveis. Esse ciclo ocorreu de fevereiro de 2012 a setembro de 2015.
Nosso Portfólio Alfa Hedge I alcançou um retorno de 21%, 37% e -7,9% em 2013, 2014 e 2015, respectivamente, passando de US$ 50.000 no início de 2013 para US$ 76.337 no final de 2015 (um aumento de cerca de 53%).
Março 2020: A última das cinco previsões - recente o suficiente para que os leitores se lembrem do contexto - ocorreu nos primeiros dias da pandemia de Covid-19. A doença começou a entrar na consciência da maioria das pessoas em fevereiro de 2020 e, de meados de fevereiro a meados de março, o S&P 500 caiu aproximadamente um terço.
Esse ciclo começou em abril de 2019 e foi drasticamente interrompido em março de 2020, com um pequeno lucro de +6,93%. Durante esse período, alguns ativos de hedge ofereceram boas oportunidades que pudemos aproveitar, pois encerramos a posição no S&P 500 em março. Fechamos o ano de 2020 com um ganho de +52,7% à medida que o mercado se recuperava até agosto de 2020.
Conclusão
Ler o Ciclo de Mercado coloca o investidor em vantagem, pois a maioria toma decisões com base na suposição de que o mercado é eficiente e os investidores são racionais, o que não é verdade.
O investimento baseado no Ciclo de Mercado utiliza decisões baseadas em dados e enxerga o mercado como ele realmente é.
Aqui está o memorando completo de Howard Marks: https://www.oaktreecapital.com/insights/memo/taking-the-temperature
Se você gostou desse conteúdo, você vai adorar nosso Report👇
Wall Street Insider Report
Desmistifique os Ciclos de Mercado e invista de forma inteligente em Wall Street
Teoria + Ação: Aprenda e Replique o Portfólio de Alta Performance, Baixa Manutenção e Longo Prazo
Junte-se a +13.000 Investidores Globais que estão realmente Dominando o Ciclo de Mercado e investindo de forma prática e simples.